segunda-feira, fevereiro 09, 2015

TBR Book Jar: uma desventurada compulsiva em busca do auto-controle

Minha TBR Book Jar
- "Quem tem muitos livros não lidos na estante?"
- "EU!" o/
- "E quem continua comprando mesmo assim?" 
- "EU!" o/

    Todo bibliófilo que se preze passa por essa situação; ainda que existam milhões de livros não lidos na estante, nós sempre vamos querer outros, e cada ida na livraria torna-se um martírio. 
    Se existe algum bibliófilo que consegue se controlar ao entrar numa Saraiva da vida e só compra outro livro quando já leu todos os que tem, meus parabéns. Meus recalcados parabéns, you lucky bastard!
    Porém, embora seja uma compulsiva confessa, em 2015 por motivos de: sou estudante, resolvi me controlar. Na verdade, tenho o prazer (ou não) de anunciar que desde Outubro/2014 não compro livros. Vale salientar que meu namorado tem me ajudado bastante nesse aspecto, quando segura meu braço e não deixa que eu entre em livrarias, rs.
    Com o objetivo de me ajudar nesse período de controle, resolvi adotar a TBR Book Jar. Acredito que a maioria já sabe do que se trata, mas vou explicar tudo direitinho.

O que significa TBR Book Jar?
    Explicar o que significa, automaticamente mostra pra quê serve. TBR = To Be Read ou "para ler"; Book = livro; Jar = jarro. Ou seja, nada mais é que a nossa famosa listinha dos livros para serem lidos colocada em um copo ou jarro.


Como fazer?    
Coloquei os meus livros em post-its retangulares coloridos.
    Para montar uma TBR Book Jar, basta colocar o nome de todos os seus livros não lidos em papeizinhos, dobrá-los e achar um pote da sua preferência onde dê para inseri-los. A ideia é que a cada mês você sorteie um desses papeizinhos e leia o livro sorteado.

Obs¹: o sorteio não precisa ser feito somente a cada mês, você pode determinar um outro período de tempo com o qual se sinta mais confortável.

Obs²: o pote pode ser uma caneca, um jarro, uma caixa...tudo depende do seu gosto! O importante é que dê pra sortear e que caibam os papéis dobrados.

    Eu resolvi fazer o meu sorteio a cada mês, assim consigo um espaço razoável entre as leituras e posso ler outro livro ao mesmo tempo. Para a minha TBR Book Jar usei uma caneca que já tinha em casa e coloquei uma fitinha amarela na borda, por pura frescura, rs. Espero assim conseguir ler todos os livros e manter a minha meta de controle de compras.

    Adaptem a idéia e boas leituras!

2 comentários:

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.