sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Desventuras indica: 5 melhores canais literários do YouTube

    Há 3 anos atrás, em uma das minhas frequentes visitas à blogs literários, me deparei com uma janelinha lateral mostrando um vídeo. Por curiosidade, cliquei no play. Não me arrependi. 
    A partir de um clique, descobri um outro universo literário: canais do YouTube. Descobri que além dos vídeos de humor e beleza, existiam pessoas que gostavam de compartilhar suas experiências e opiniões a respeito de livros lidos.
  Desde então, o YouTube vem sendo uma ferramenta essencial na minha formação literária. Claro que é necessário um filtro pessoal, já que nem todos os conteúdos expostos têm credibilidade; fica a dica.
    Partindo das experiências que já tive através de vídeos literários, resolvi compartilhar com vocês os 5 canais que eu mais assisto e indico.

1 - o batom de Clarice (Juliana Gervason)
    A dona desse canal incrível é a srta. Juliana Gervason. Além de muito carisma, ela tem uma formação literária sensacional; escritora, especialista, mestre e doutora em estudos literários, professora de Literatura. Precisa de mais? Além disso, é uma super fã e estudiosa da Clarice Lispector (já diz o nome do canal, rs). Vale muito a pena conferir! (CANAL: o batom de Clarice; BLOG: o batom de Clarice)

2 - Literature-se (Mellory Ferraz)
    Pra quem gosta de vídeos bem elaborados, objetivos, com uma linguagem rica e recheados de simpatia, o canal Literature-se é mais que indicado. As resenhas da Mellory são super bem feitas e deixam qualquer leitor empolgado; é super talentosa! A qualidade visual impecável também é outro ponto positivo do canal. (CANAL: Literature-se; BLOG: Literature-se)

3 - Vamos falar sobre livros? (Gisele Eberspächer)
    Todos os dias - sem exceção - eu entro no YouTube esperando encontrar vídeo novo desse canal no meu feed de inscrições. Dona de uma fala tranquila, clara e rica, a Gisele é sensacional; muitos dos livros que eu tenho hoje, são frutos de indicações dela. (CANAL: Vamos falar sobre livros?; BLOG: Vamos falar sobre livros?)

4 - Livros e vagalumes (Gabriele)
   Um canal que merece todo o meu carinho e que eu recomendo muito! As resenhas são ótimas e a Gabriele é a fofura em pessoa; as indicações são excelentes. (CANAL: Livros e Vagalumes; BLOG: Livros e vagalumes)

5 - Letras de Batom (Bárbara Matsuda)
    Dos 5 canais desse post, o Letras de Batom é o mais variado; um canal excelente, com dicas literárias melhores ainda, além de filmes, músicas e moda. A Bárbara consegue mesclar muito bem esses 4 assuntos, é um poço de cultura; super me identifico com ela em vários aspectos, e o fato de também ser fã do Bukowski só aumenta meu amor pelo canal. (CANAL: Letras de batom; BLOG: o canal não tem um blog literário, mas tem o blog pessoal que é muito bom! Eu vomito palavras)

    Enfim, foram essas as minhas indicações. Obviamente, existem outros tantos canais incríveis que eu acompanho, mas se fosse colocar todos em um post só, não caberia. O YouTube está repleto de pessoas talentosas e que gostam dos mais variados gêneros literários, cabe a cada um de vocês leitores procurar e encontrar os canais com os quais vocês mais se identificam. É isso.

Boas leituras!
    
 

2 comentários:

  1. Eu não conhecia a maioria desses canais. Parabéns pela lista. Eu gostei porque esses canais são diferentes da panelinha literária kkkkk. O meu canal favorito é um que foi lançado recentemente. Se chama Devora livros. Gosto demais porque ele segue o formato de documentários ee aprendo muitas coisas https://www.youtube.com/channel/UCIlQocDkXUdsRI3sHUeiXqw
    Parabéns pelo blog. Beijos fofa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom que você gostou! Vou visitar o seu canal em breve! Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.