quinta-feira, fevereiro 05, 2015

As desventuras favoritas de 2014

    Ignorando toda a parte do "estou atrasada", eis que chegam os queridinhos do ano passado. 2014 não foi tão produtivo quanto eu gostaria em termos de leitura, no entanto, posso afirmar que se destacou por ser um ano de descobertas literárias; tentei 'me jogar' ao máximo no desconhecido e, honestamente, não me arrependi nem um pouco. 
    Vale salientar que não vou fazer uma resenha de cada livro - senão o post ficará absurdo de grande e ninguém vai ler - só vou dar uma breve opinião sobre cada obra. Quem quiser saber mais detalhes, é só dar uma garimpada no Google, tem muita gente legal fazendo resenha.
    Enfim, aí vão os meus favoritos lindos e maravilhosos de 2014. (Ps: não existe uma ordem de preferência!)

1 - A cor púrpura (Alice Walker)
Encontrei A cor púrpura numa ida despretensiosa a um SEBO (como se fosse possível haver despretensão numa ocasião dessas, rs). Já tinha ouvido falar do filme, mas devo admitir que o livro não estava na minha wishlist da vida. Dotado de uma sensibilidade e sutileza ímpar, esse livro mexeu totalmente com o meu emocional. Talvez algumas pessoas se incomodem um pouco com a linguagem (eu, particularmente, demorei um pouco pra me acostumar), mas depois de um certo número de páginas, o leitor consegue se familiarizar com a leitura e imergir no contexto. Vale a pena a leitura!

2 - Luz Antiga (John Banville)
A primeira vez que tive contato com esse livro foi através de uma indicação da Gisele Eberspächer do blog Vamos falar sobre livros? (acessem o canal dela também, é incrível!). Luz Antiga é o tipo de livro que desperta amor e ódio. O começo é bastante enfadonho, mas a destreza do autor na narração é maravilhosa. Embora tenha demorado horrores para lê-lo, considero esse livro mais como uma descoberta de autor do que como um favorito pela história propriamente dito.

3 - Memória de minhas putas tristes (Gabriel García Márquez)
Alerta de poser literária em 3, 2, 1...Não, eu nunca tinha lido García Márquez. E sim, fui me interessar realmente por algo depois que ele morreu. Na verdade, na 6ª série do Ensino Fundamental, Relatos de um náufrago foi leitura recomendada pra mim e eu o li, porém não gostei. Em mais uma ida minha ao SEBO, encontrei o livro de 127 páginas escondido entre umas sagas de sangue e caninos proeminentes, rs; fiquei na dúvida, mas levei. E digo: me arrependeria até o último fio de cabelo caso não levasse. Não sei bem quais adjetivos se encaixariam nessa parte, então me contento em dizer que foi uma das melhores leituras da minha vida. Suficiente.

4 - Meus desacontecimentos (Eliane Brum)
Só quem me conhece sabe o QUANTO eu falei desse livro durante o ano. Através dele, conheci minha autora preferida da vida inteira (calma, J.K Rowling, teu lugarzinho ainda tá aqui! <3). Eu posso dizer com toda a propriedade do mundo que Meus desacontecimentos foi a melhor leitura e maior descoberta de 2014. Eliane Brum é incrível e tem, de fato, o dom da palavra. Nem preciso mencionar a quantidade de passagens importantes que estão marcadas no meu exemplar (santos post-its!); me identifiquei do começo ao fim. Desde que o li, passei a recomendar pra todo mundo, inclusive dei de presente à minha irmã literária Carol Walzertudes do lindo blog Veredas. O amor pelas palavras nunca foi tão bem retratado, na minha humilde opinião. Leiam!

5 - A vida que ninguém vê (Eliane Brum)
Depois dos Meus desacontecimentos, obviamente, fui procurar todas as obras da Eliane Brum. A vida que ninguém vê só reafirma o que eu já tinha dito sobre o dom dessa jornalista incrível. Trata-se de uma coletânea riquíssima de reportagens feitas pela escritora, as quais visam mostrar a realidade que poucas pessoas enxergam. É repleto de sensibilidade, uma leitura viva, por assim dizer.

6 - Holocausto brasileiro (Daniela Arbex)
Sem a menor sombra de dúvidas foi o livro que mais me despertou sensações no ano de 2014. Holocausto brasileiro mostra a vida no maior hospício do Brasil (Colônia), localizado em Barbacena, durante a maior parte do século XX. Um livro crú, revoltante, triste, doloroso e, acima de tudo, real. Daniela Arbex surpreende pela forma como retrata as atrocidades no Colônia, trazendo à tona uma dúzia de sensações que jamais imaginei existir. Recomendo demais a leitura.

7 - MAUS (Art Spiegelman)
Sendo minha primeira experiência com quadrinhos (depois dos gibis da turma da Mônica, rs), Maus foi um verdadeiro tiro no escuro. Apesar de ter visto várias resenhas positivas e muitas pessoas no YouTube fazendo vídeos sobre, confesso que tinha medo de me decepcionar com a leitura por ser uma HQ. Não por desgostar do gênero, mas por nunca ter lido alguma história mais séria nesse formato; no entanto, depois de lê-lo, acabei com essa visão. A HQ retrata a vida do pai do autor durante sua juventude, até o tempo de preso no campo de concentração de Auschwitz, durante a 2ª Guerra Mundial. Me surpreendi com a leitura e, mais ainda, pelo fato do formato em quadrinhos não alterar minha visão da história. 

8 - Misery (Stephen King)
Não vou me estender muito quanto a Misery, visto que já fiz resenha (aqui!). Esse livro mudou minha visão a respeito do Stephen King, motivo mais que suficiente para torná-lo um dos favoritos do ano passado. Vale a pena conferir! 

9 - O clube do livro do fim da vida (Will Schwalbe)
Peguei esse livro emprestado com a minha melhor amiga porque já estava bastante interessada depois de ter lido a sinopse nessas minhas andanças pela Livraria Saraiva. O clube do livro do fim da vida é uma delícia de leitura e, apesar de abordar uma temática delicada, consegue ser leve. Fiz a leitura numa época difícil pra mim, o que fez com que eu me identificasse ainda mais com a história. É lindíssimo e merece atenção.

10 - O palácio de inverno (John Boyne)
Por último, mas não menos importante, vem essa leitura despretensiosa. Li O palácio de inverno no KOBO, com a intenção de desopilar; me deparei com um livro incrível. Além de retratar a História Russa, John Boyne cria um romance maravilhoso e cheio de segredos; tudo foi muito bem construído e encaixado, tornando a leitura rápida e que prende o leitor até o fim.

    Então foram essas as minhas principais descobertas de 2014. Espero que as sugestões interessem e que vocês façam excelentes leituras no ano de 2015! Até o próximo post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.