sábado, julho 13, 2013

Resenhando desventuras #5 - Água para elefantes

    Começo a resenha com uma confissão: comprei o livro pelo preço e por envolver Veterinária. Na época do lançamento, apesar da divulgação e dos comentários positivos ao meu redor, não desenvolvi nenhum tipo de empolgação. Não sei bem ao certo o porquê, mas o fato é que não quis ler; no entanto, em uma das minhas idas ao Submarino terminei comprando e não, não me arrependo.

    Como já foi dito na sinopse, o livro conta a história de um jovem prestes a se formar em Medicina Veterinária que perde os pais abruptamente. Na minha opinião, Sara Gruen conseguiu tornar um roteiro clichê em uma história delineada por amor; história essa que não se torna melosa em hora alguma, que trata a vocação do Jacob de uma maneira sutil e apaixonada. Acredito que o diferencial do livro se dá pelo enfoque da autora, a qual ao invés de evidenciar o sofrimento do jovem pela perda dos pais, enfatiza a paixão do mesmo pela Veterinária e a forma de lidar com a dor que ele desenvolve.

    Os momentos de contato entre Jankowski e os animais, são retratados de uma maneira sensível e conseguem transportar o leitor para o instante narrado; alguns chegaram a me deixar arrepiada. Porém, a relação desenvolvida entre o veterinário e a elefanta Rosie é, de fato, o que mais emociona durante a leitura do livro. É algo que vai além de qualquer obrigação e profissão, algo que não se encontra em aulas e palestras, algo que já nasceu com o próprio Jacob.

    Apesar de alguns momentos tristes, a história é linda. Recheada de sorrisos, arte e dança, Água para Elefantes merece um lugar na prateleira de todo leitor que se preze. Recomendo sem hesitar. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.